Categorias
Comunicação Corporações Liderança Pensamentos Com Vida Própria

Foco Na Solução?

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes afirmações sobre como deve-se focar na solução e não no problema.

Um líder que fala para um liderado não trazer problemas, mas soluções, é um líder que corre o sério risco de ver a bomba explodir em seu colo ou nunca ter uma visão global da situação.

Uma suposta solução idealizada por um indivíduo é certamente menos eficaz do que uma pensada em equipe.

É cômodo: delega-se, gera-se distância da equipe, terceiriza-se a responsabilidade.

Quando se fecha o canal de comunicação para os “problemas” e aceita-se apenas o que é considerado “solução”, a cooperação é destruída.

Seja transparente e permita que todos sejam também.

É muito melhor que alguém conte para você sobre um problema (hoje) do que permiti-lo trabalhar sozinho numa solução que chegará (amanhã) e poderia ser pensada em grupo (hoje).

Lembre-se: um líder normalmente tem uma visão mais ampla. O que é um problema para alguém, pode ser parte de uma solução para outro e é tarefa do líder realizar essa conexão.

Mas não mencionei onde focar, apenas onde não focar. Permita-me corrigir esse deslize.

Uma excelente solução parte de uma análise adequada do problema e é exatamente o motivo pelo qual considero ser venenoso o foco na solução. Sem entender a raiz da questão, a solução será, no mínimo, incompleta.

Voltando ao foco, ele deve estar na execução e no processo. Uma vez investigado o problema (passado) e idealizada a solução (futuro), a execução está no presente, nas ações que levam à saída.


Texto postado originalmente nas redes sociais (Instagram / Facebook / Linkedin).

Por RMCholewa

Romulo começou a trabalhar como estagiário na área de informática aos 16 anos.

Teve a oportunidade de trabalhar com cada aspecto de tecnologia da informação, desde a implantação até a área comercial, passando pela pré-venda, consultoria, comunicação, segurança da informação e gestão de equipes espalhadas pelo território nacional.

Perdeu o emprego aos 25 e aprendeu muito com a vida a partir daí. Na verdade, aprendeu tanto que mudou de vida; entendeu da melhor forma o que é humildade e passou quinze anos reconstruindo seu lado profissional.

Lutou contra a depressão por vários anos e aprendeu ainda mais com isso.

Hoje, trabalha como diretor de negócios. Em paralelo, como Practitioner PNL e Coach, dedica-se a ler, escrever e estudar sobre desenvolvimento humano e afins.

Tem, como missão de vida, ajudar os outros de forma inteligente. Vencer a depressão ensinou, dentre tantas coisas, que a maior realização que o ser humano pode alcançar é ver o próximo crescer. É ver, acima de tudo, o próximo brilhar, superar-se e vencer.

Dê uma olhada no meu profile do Linkedin (Check my Linkedin profile):

https://www.linkedin.com/in/rmcholewa/

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.