Pensamentos Com Vida Própria Pessoal

Sobre Abraçar o Novo, a Mudança e Respeitar a Herança

Convenhamos, desafio considerável abraçar o novo e a mudança, enquanto se respeita uma herança.

Como gosto de colocar, as únicas certezas do universo são o seu limite de velocidade (c) e a mudança que, como “certeza”, pode ser encarada como um belo paradoxo.

Mudanças ocorrerão não importa o que sintamos, desejemos, queiramos, façamos, seja passível de reza ou consideração.

E, na última semana, tomei essa lição como máxima existencial.

A gente pode resistir e esperar a vida cair na cabeça da gente… ou abrir espaço para que o novo ocorra como processo natural.

Neste ano, perdi o meu pai, referência para tanta coisa em minha vida.

Entretanto, boas referências ficam e perduram.

Confesso, passei um bom tempo para rever as coisas dele, que ficaram até este Natal intocadas e, nossa, como tem coisa interessante, de título de cidadão honorário do Texas até a certidão de casamento da minha vó (eu não sabia o nome do meu avô até lê-la).

Permitam-me compartilhar com vocês fielmente algo que veio à tona hoje no meio de pletora de documentos que descobri, lendo um a um.

Quero compartilhar a mensagem abaixo como meu mais puro exercício de felicitações que, considero, ainda é totalmente válido e pertinente, mesmo após 15 anos.

Ao fim, darei a origem.


Prezados Amigos,

Tem coisas que só o Natal é capaz de tornar possível. Somos de diferentes religiões e credos, crenças em geral, nichos de sociedade, ramos profissionais, raça, cor, organização, time de futebol, partido e até… de forma bem mais fundamental, opiniões diferentes.

Somos clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes. Somos colegas, amigos, confidentes. Somos pais, irmãos, tios, primos, enfim… Há todo o tipo de relação profissional e pessoal, que tivemos a oportunidade de exercer ao longo de 2008. Chega o Natal e o clima de solidariedade, renovação e bem querer povoa os corações de todos nós.

É chegada a oportunidade única de despejarmos todas as diferenças e exercermos, além das relações comuns ao ano, o aperto de mão, o abraço, os desejos de saúde, paz, sucesso, para todos e todos os seus, em mais um ciclo que se apresenta em breve.

O Natal consegue trazer essa magia e esse sentimento à tona. Sim, é uma festa de cunho e natureza religiosa, que transcende esse âmbito para se tornar, junto com o final do ano, uma oportunidade ímpar para construirmos um lugar melhor para todos nós.

Vamos, então, fazer desta oportunidade algo permanente. Vamos lutar para que não transformemos o Natal naquele momento onde praticamos a caridade e esquecemos de ser melhores durante o período vindouro. Aproveitemos, então, para convencermos a nós mesmos que vale a pena sermos pessoas melhores ao longo do resto de nossas vidas.

Feliz Natal e ótimas festas para todos vocês.


A mensagem acima foi compartilhada por mim, em 24 de dezembro de 2008 com uma dezena de pessoas próximas.

Inclusive com o meu pai.

Ela estava em uma pasta arquivada (sim, daqueles tipos de armários suspensos com documentos impressos e com várias outras, intitulada: “mensagens de Romulo”).

Ele imprimia coisas relevantes e arquivava.

Das coisas que mais me surpreendem?

A mensagem ser totalmente pertinente ainda, 15 anos depois…

Não só acredito em cada palavra como reenvio para vocês.

E meu pai ter uma pastinha com as minhas mensagens e textos.

Mensagem Natal 2008
Mensagem Natal 2008

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Pensamentos Inquietantes Ou Com Vida Própria

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading